6 de maio de 2011

Compra Coletiva em Salvador


Já faz pouco mais de um ano que os sites de compra coletiva invadiram nossas vidas (e nossas caixas de e-mail) e mudaram nosso jeito de consumir. A tática do "quanto mais gente comprando, menor o preço" finalmente foi aplicada ao setor de serviços. É uma ótima chance dos consumidores adquirirem serviços novos ou então ainda desconhecidos com um custo menor. Ótima chance das empresas laçarem o cliente novo para que ele se torne um cliente habitual. Ou então afastá-lo para sempre.

Após poucos meses, é notável que esse tipo de serviço já chegou num certo grau de saturação. Seguindo os grandes sites nacionais, surgiram tantos sites regionais que nem os agregadores de ofertas estão dando conta. Depois da onda de compras compulsivas de pacotes de serviços estéticos, hoje em dia é bem raro ver alguma oferta realmente interessante. Os pacotes turísticos até chegam a chamar atenção, mas quase sempre vêm cheio de regras díficeis de serem seguidas (como entrada no hotel apenas aos domingos) para pessoas que trabalham/estudam.

As ofertas que mais saltam aos meus olhos quase sempre são de bares e restaurantes (e as vezes de salões de beleza). Uma pena que eles estão se tornando mais raros. Ou então simples engodos. Como um restaurante que oferece apenas uma entradinha e uma bebida (te induzindo ao gasto do prato principal) ou apenas a sobremesa. São poucos os que realmente fisgam o cliente e o faz sair totalmente satisfeito, recomendando aos amigos e com vontade de retornar.

Uma dica importante: se você adquiriu uma daquelas ofertas com 3872 compras realizadas, agende o serviço logo no dia que sair o cupom. O que está acontecendo é os restaurantes ficarem super cheios. Quem não corre, não consegue fazer contato com o lugar. Muita gente acaba deixando para os últimos dias e acaba pegando péssimos serviços ou reserva apenas para dias ruins (ou então perdem o cupom - e o dinheiro gasto).

Nos últimos dias, esse blog tem recebido uma movimentação diferente por causa de um bar de Salvador que ofereceu uma oferta no Peixe Urbano e deixou muita gente a ver navios. Segundo relatos, o Route 66 Chopp House não conseguiu suprir a grande demanda dos cupons vendidos (com filas imensas se formando na porta), depois deixou de oferecer o prato da oferta e, após isso, simplesmente fechou, deixando várias pessoas aguardando a abertura da casa, o que não ocorreu. Infelizmente, me incluo na lista de pessoas lesadas. Como comentaram aqui "foi barato, mas não foi de graça", então temos o direito de ter nosso serviço realizado. Entrei em contato com o Peixe Urbano, que se resumiu em enviar um e-mail automático dizendo que vai entrar em contato com o estabelecimento.

É uma pena que isso tenha ocorrido, contribuindo para o péssimo boca-a-boca que já estava rolando sobre esse bar. A boa notícia é que já tiveram alguns lugares que me surpreenderam positivamente. Vou fazer aqui minha listinha:

- Rua 15: é o antigo Beach Stop em Armação. O cupom era de crédito, sem especificação do prato a ser consumido, para ser usado em qualquer item do cardápio, incluindo bebidas. Foi tudo ótimo e, inclusive, já voltei já algumas vezes após essa oferta.
- Balthazar Grill & Bar: ótimo lugar, ambiente sofisticado, pratos fartos e deliciosos.
- Sussa Forno a Lenha e Chopp: comprei um cupom para entrada, bebidas e prato. Estava tudo excelente. Adquiri outro para pizza. Em breve, um post comentando tudo.
- Cachaçaria Água Doce: Pratos fartíssimos (excelente!), cerveja não tão gelada assim, higiene questionável. Quando telefonei para agendar o uso do cupom, disse que a casa estava muito cheia, que não poderia atender. Cheguei lá e era mentira.
- Shiro Temaki: o yakissoba era farto e delicioso.
- Amor aos Pedaços: também cupom de crédito, para qualquer produto da casa.
- Boteco da Graça: tava tudo tão ótimo que acabei extrapolando absurdamente o gasto do cupom! Também já voltei muitas vezes depois do cupom. Atendimento super simpático!
- Costa dos Coqueiros Hotel & Resort (Imbassai): então, como falaram no foursquare, "não é beeeeem um resort". Ambiente familiar, simples, precisando de uma manutenção, mas ótimo atendimento, em frente ao rio e à praia, restaurante bom.

Alguns comentários...
- Café Temaki: temaki ok, atendimento esquisito.
- Broadway Pizza Bar: o crepe da promoção veio cheio de pimenta calabreza ao invés de molho picante. Fechou as portas antes mesmo do final da promoção.
- Route 66: precisa comentar mais alguma coisa?
- Fayola Bar: bar que eu adoro. Mas não fiquei fã dos pratos servidos no almoço.



Segue abaixo a lista de sites de compra coletiva com ofertas em Salvador.

- Peixe Urbano: apesar do ocorrido recentemente com o Route 66, ainda é o melhor site do setor aqui em Salvador. As poucas ofertas recentes que tive vontade de adquirir eram quase todas daqui. Pena que o atendimento pós-venda não seja dos melhores.

- ClickOn: Já teve seus tempos áureos, mas ultimamente anda fraco. Também tem péssimo atendimento pós-venda: já enviei mensagens reclamando do atendimento em uma clínica de estética há meses e nunca houve retorno.

- Moi de Gente: Começou muito bem, ficou um tempo vendendo produtos estranhos e parece está retomando o pique. Cheguei a comprar cupons da Brodway Pizza Bar, que fechou. Em pouco tempo minha mensagem foi respondida explicando o ocorrido e meu dinheiro foi devolvido em conta. Ponto pra eles!

- Imperdível: Algumas boas ofertas esporádicas, mas já ocorreu de não disponibilizar o cupom na data prometida.

- ObaGanhei!: esse site usa uma estratégia que eu gostei bastante: você paga apenas uma pequena parte na hora de aquisição do cupom (provavelmente o referente à comissão do site) e o restante você paga apenas no estabelecimento. Isso evita um prejuízo maior, caso acabe não usando o cupom.

Groupon, Ofertas Clube, Tabuleiro Urbano, Banana Prices, Ofertas.com, Na Multidão, Só Agora, Bondesconto, CityBest, Gritei!Comprei!, Bananarama, Clube do Desconto, Pesque Compre, Bendita Oferta

(alguns links estão com códigos referentes ao meu usuário em cada site)






[UPDATE] O Peixe Urbano continuou fazendo contatos. Foram muito atenciosos com o caso. Às pessoas que entraram em contato fazendo reclamação eles devolveram o valor gasto no cupom em crédito no site (sem data de validade) para outras compras. Parabéns à empresa, que, mesmo não tendo culpa no ocorrido, não deixou que seus clientes terminassem no prejuizo. Só fiquei curiosa pra saber como foi o final da história pro povo do Route 66.

11 comentários:

  1. Já fiz compras coletivas e não acho um bom negócio!!!! Para ser sincera, dentre 20 aquisições de cupons, apenas um serviço me foi satisfatório: site clickon, um alinhamento e balanceamento numa Oficina excelente situada na Barros Reis!!! Atendimento de primeiro mundo!!! Fora isso "cilada" absolutaaaa!!!!

    ResponderExcluir
  2. olá...
    eu gostaria de saber se você foi no fayola recentemente, porque estou tentando ligar para lá há duas semanas e ninguém atende; você sabe me informar se ele fechou as portas ou se mudaram o telefone? obrigada!

    ResponderExcluir
  3. A última notícia que tenho do Fayola é de uma amiga que comemorou aniversário lá no final de março. Depois disso, já nem sei, pq nem na frente eu andei passando ultimamente.

    ResponderExcluir
  4. Caros,

    Fiz a reclamação no site do Peixe Urbano e recebí um protocolo.
    Hoje eles fizeram contato e converteram o valor pago em crédito no site do Peixe Urbano.

    Fiquei satisfeito com a atitude do site.

    Todos devem fazer o mesmo para não sair no prejuizo.

    Saudações a todos,

    Ricardo Said

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi galera,

    Passei pelo mesmo problema com o Route 66 mas o peixe urbano converteu o valor em crédito, aliás é a segunda vez que isso acontece, mesmo o problema sendo com o estabelecimento eles nunca me deixaram na mão.
    Já perdi a conta de quantas compras em sites coletivos eu já fiz, sou viciada...e foram poucas as vezes que me decepcionei.

    Quanto ao Fayola estava lá sábado dia 14/05. Continua aberto e ótimo como sempre, mas agora só funciona de quinta a domingo.

    Saudações a todos.

    ResponderExcluir
  7. Meus Parabéns...

    Por causa do Guia do Jornal Correio de hoje, resolvi pesquisar sobre o Eddie Burguers e acabei encontrando este blog que achei sensacional, continue divulgando estes locais maravilhosos de salvador, fiquei com vontade de conhecer vários (sim, olhei todas suas postagens... =])... e vários deles eu já fiquei com vontade de ir mas resolvi ir para o "óbvio"...

    Enfim, parabéns e continue nos prestigiando...

    Uma dúvida, existem outras hamburguerias na proposta do Eddie por aqui?

    ResponderExcluir
  8. Brigadas pelas palavras! =)
    (oq teve no Correio hoje?)

    Fui no Eddie justamente por ser uma novidade pra mim aqui em Salvador. Não conheço nenhuma hamburgueria por aqui. No máximo algo próximo, como a Doc e o Outback. Se souber de algo, me conta =)

    ResponderExcluir
  9. Ah... teve uma materia no Guia Correio sobre o hamburguer de picanha deles, abraço

    ResponderExcluir
  10. Nunca fui, mas uma amiga minha disse que no Baby beef tem hamburguer de picanha com fritas que eh muito bom! e parece que tem outras opções também! fica a dica!

    bjos
    Alessandra

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    comprei algumas ofertas do Peixe Urbano: Pizzaria Badgio, Route 66...
    Clickon já comprei uma do Temaki Box, que me arrependi, só gostei da sobremesa, o Temaki BR também me decepcionou, trocaram pedidos e o atendimento também foi ruim.
    Moi de Gente: minha irmã comprou uma oferta do Cangaço, foi maravilhosa.
    Gritei Comprei- Pizza Nostra Forno a Lenha: péssimo atendimento, e diferente para quem é da promoção.
    Todas essas promoções que citei têm post no meu blog. Se quiserem saber mais sobre a experiência e os pratos, com fotos, façam uma visita no Batalha Gourmet.
    Bjs
    http://batalhagourmet.blogspot.com

    ResponderExcluir