11 de dezembro de 2013

Santo Antônio além do Carmo

O velho clichê de que um lugar é tão tranquilo que mais parece cidade do interior não basta para descrever Santo Antônio além do Carmo. Os casarões estão ali, mas o clima que impera é muito, muito diferente do que existe no Pelourinho, bairro vizinho. Cheguei a conclusão de que isso se deve ao fato de que as pessoas moram ali, o que faz com que a névoa pega-turista deixe de existir - e deve ser por isso que os gringos gostam tanto de lá. Ao invés de ambulantes te perseguindo para que você compre bugigangas, aqui vovôs na calçada e seus netinhos acenam para os visitantes.

Santo Antônio é um lugar em que você pode ir sem objetivos, sem destinos. Você vai caminhando e descobrindo os muitos detalhes que há por ali - nos casarões coloridos, nos muros, nas igrejas, nos azulejos, nas portas e janelas, nas pessoas diversas que vão passando ou que te veem passar. Em cada varanda que se adentre nas pousadas e cafés, descobre-se um ângulo diferente da Baía de Todos os Santos e da Cidade Baixa.
















2 comentários:

  1. Vamos no MUSAS?? Ele e o Mam rendem boas fotos. Topa? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. menina, vim saber do MUSAS outro dia. como é o esquema por lá? entra pelo MAM mesmo, é? bora ver um horário direitinho aí...

      Excluir